Descrição:
No cabeçalho time.h estão localizadas as funções, variáveis, e macros para manipulação de unidades de tempo, como, por exemplo, o ano, mês, dia, hora, minutos, e segundos. A partir das funções fornecidas é possível obter, por exemplo, a data e o horário retornadas pelo sistema, entre outras funcionalidades relacionadas a operações com data e hora. Ou seja, é um cabeçalho muito poderoso em termos de controle da execução do programa por intermédio do "tempo", e no que diz respeito a manipulação de ações e operações que tem como referência datas e horas.
Variáveis:
clock_t: variável que tem por finalidade armazenar valores relacionados a pulsos de clock do processador, como o que é fornecido pela função clock().
time_t: variável que armazena os valores relacionados a data e hora em uma única variável e, portanto, existem funções específicas para operar com essa variável, como mktime(), ctime(), entre outras que recebem time_t como parâmetro e/ou retornam valores do tipo time_t.
size_t: variável utilizada para retornar a quantidade de espaço que uma determinada variável e/ou tipo ocupa na memória.
struct tm: estrutura de dados que armazena valores referentes a data e hora, assim, contendo nove (9) variáveis declaradas dentro deste struct para tal.
Macros:
CLOCKS_PER_SEC: macro responsável por armazenar a quantidade de pulsos por segundo do processador da máquina na qual o programa está sendo executado.
NULL: ponteiro do tipo NULL, utilizado para indicar que um ponteiro não aponta para posição de memória alguma.