Tecnologias que utilizamos nos projetos de desenvolvimento

Projetos de Desenvolvimento de Software

Ambiente Virtual para Interação com a Arca do Cerrado

A atividade de extensão Arca do Cerrado visa integrar a comunidade ao ambiente natural onde se insere a Ufscar e a cidade de São Carlos, em particular ao Domínio Cerrado, de forma que esse espaço possa ser apreendido e entendido, reconhecido e valorizado, usufruído de forma sustentável, conservado, preservado e compartilhado. Para tanto, em uma das vertentes da atividade de extensão, desenvolvem-se atividades que culminam na de jardinagem de área do câmpus São Carlos onde são reproduzidos indivíduos de espécies do Domínio Cerrado presentes na área de reserva mantida pela instituição.

Tecnologias utilizadas:

Ativo

Sistema de Acompanhamento Acadêmico

Em parceria com a Coordenação de curso do BCC, pretende-se desenvolver um sistema que auxilie a coordenação no acompanhamento do curso - visualizar quais disciplinas os alunos de determinado ano precisam cursar, quais disciplinas tem maior demanda, entre outras funções de apoio à coordenação.

Tecnologias utilizadas:

Em planejamento

Site BCC

O site atual do BCC, entregue em 2016 pelo PET, é feito em Wordpress e há muito tempo não é atualizado. Considerando que novas tecnologias surgiram, mais rápidas e completas, propõe-se refazer o site com o mesmo fluxo e visual, porém com um backend mais moderno e de melhor manutenção.

Tecnologias utilizadas: Nuxt.js; Strapi;

Em planejamento

Site CENAPET

Em parceria com a subcomissão DivulgaPET, está sendo desenvolvida uma nova plataforma para a Comissão Executiva Nacional e para a subcomissão de divulgação. O objetivo é criar um site mais atrativo, com tecnologias novas e de fácil manutenção, e que reúna informações importantes sobre o Programa e todos os grupos que o compõem.

Tecnologias utilizadas: Nuxt.js; Strapi;

Em desenvolvimento

Site do DC/BCC

Os sites do Departamento de Computação e do curso de Bacharelado em Ciência da Computação foram reformulados pelo PET-BCC em 2019, a pedido do próprio Departamento. As novas versões contam com melhor interface humano-computador, novos designs e funções, além de contar com páginas de atuais docentes, histórico de estudantes que passaram pelo Departamento, Projetos Integradores Extensionistas, entre outras.

Tecnologias utilizadas: Strapi; React;

Finalizado

Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão

Acompanhamento

Todo semestre, o PET-BCC organiza aulas que visam acompanhar os ingressantes do Departamento nas matérias iniciais do curso, fornecendo apoio a estudantes e professores. As atividades envolvem revisão de conteúdo, dúvidas e diferentes metodologias de ensino, visando o melhor aproveitamento das disciplinas.

Ativo

Animações

O projeto, em parceria com o PET Matemática da UFSCar, pretende criar animações que facilitem a didática em vídeo sobre assuntos de matemática. Pode-se tomar como exemplo o canal do YouTube 3blue1brown, que utiliza e mantém uma biblioteca em Python para suas animações ilustrativas.

Ativo

Aplicativo Sororidade

O aplicativo Sororidade visa a possibilitar mulheres a exporem situações de violência, trocarem experiências, receberem apoio e interagirem em salas de bate-papo específicas. O aplicativo “Sororidade” teria a função de auxiliar o processo de comunicação entre mulheres, destacando-se como uma ferramenta em que elas pudessem debater sobre seus problemas e apoiarem umas às outras.

Em desenvolvimento

Aprendizado de Máquina para Detecção de Anomalias de Código

Este projeto visa desenvolver um apoio computacional para extrair informações do software a partir do histórico de versões. O objetivo final é usar essas informações como atributos previsores na identificação de anomalias arquiteturais.

Ativo

Aulas Virtuais de Informática

A ideia do curso é ensinar recursos avançados de Word e Excel para jovens que têm interesse em se preparar melhor para o mercado de trabalho, com foco para estudantes do ensino fundamental II.

Ativo

Aulas Virtuais de Programação

A ideia é oferecer um curso de aulas de programação (incluindo lógica de programação) para alunos de ensino fundamental I ou II (ou ambos) de escolas públicas.

Ativo

Aulas de Robótica

Utilizando kits Lego NXT fornecidos em parceria com a escola Yadaa de São Carlos, o PET-BCC ministra aulas de introdução aos conceitos de robótica para crianças de escola pública. As aulas visam estimular o raciocínio algorítmico, além de instigar nas crianças a curiosidade sobre a área de tecnologia.

Suspenso

FAQ Graduação

Pesquisar, entre um número grande e diverso de estudantes da UFSCar, quais as dúvidas mais frequentes durante a graduação. Em seguida, todas as respostas serão disponibilizadas no site do PET.

Em desenvolvimento

FoodTrack BC

O projeto, em parceria com o professor Dr. Fredy J. Valente, visa implementar um sistema de rastreabilidade de processos em economia circular. Utiliza a tecnologia de blockchain para identificar e rastrear cada etapa de um produto, desde sua fabricação, transporte, vendas, etc.

Em desenvolvimento

Manual de Referência C

Existem sites e PDFs sobre a linguagem C em português, mas a maioria data 2014 para trás. A proposta é criar um novo conjunto de referências básicas, abrangendo diversas estruturas da linguagem, de forma a contribuir para a melhoria do conhecimento geral sobre a linguagem.

Em desenvolvimento

Mapeamento Sistemático sobre Software Quântico

O objetivo é desenvolver um mapeamento sistemático da literatura sobre software quântico. Mapeamento sistemático é um levantamento bibliográfico que busca em bibliotecas digitais conhecidas (IEEE, ACM, etc) para entender o “estado da arte” de um tema. Assim, o objetivo deste projeto é entender o avanço das pesquisas no tema proposto.

Ativo

Mentoria para calouros

A mentoria é uma forma em que um indivíduo com mais experiência, o mentor, possa ajudar e guiar outra pessoa com menos experiência, o mentorado, a desenvolver a habilidade de gerir a sua própria aprendizagem, conhecimentos, objetivos e melhorar desempenho, por meio de conversas, conselhos e compartilhamento de experiências. Desse modo, o objetivo deste projeto é por meio da mentoria, auxiliar e orientar os novos alunos do curso de ciência da computação, compartilhando conhecimentos para que ambos trabalhem de forma colaborativa, desenvolvam habilidades, conhecimentos, de forma que o mentorado consiga tomar melhores decisões no âmbito acadêmico.

Em planejamento

Mini tutoriais

Os mini tutoriais são rápidas aulas de assuntos diversos da computação em horários de almoço. O objetivo do projeto é utilizar esses horários para estimular a troca descontraída de conhecimento, além de sanar dúvidas gerais de estudantes de computação.

Ativo

Minicursos

Semestralmente, o PET-BCC organiza minicursos tanto para a comunidade acadêmica quanto a externa, convidando especialistas de diferentes áreas. Por se tratar de um projeto com ministrantes externos, a atividade está sujeita à disponibilidade dos mesmos.

Ativo

ONG Nave Sal da Terra

Durante os finais de semana, membros do PET-BCC organizam-se para ministrar aulas de informática básica para a comunidade da ONG Nave Sal da Terra. As aulas são diversas e envolvem tecnologias como Scratch e exercícios que estimulam a lógica de programação.

Suspenso

Repositório de Materiais de Estudo

Visando melhorar o acesso de estudantes a materiais de estudo, o projeto reúne diversas listas de exercícios, PDFs e outros conteúdos que podem apoiar o processo de aprendizagem.

Em desenvolvimento

URI

O projeto visa resolver todos os exercícios do URI Online Judge, contando com uma explicação detalhada e minusciosa sobre a lógica de resolução de cada exercício e particularidades do código. Os exercícios estão disponíveis no GitHub.

Ativo

Outras atividades

EADis

Em parceria com a Chefia do Departamento de Computação, membros do PET-BCC auxiliam no processo de orientação dos alunos em relação ao ensino remoto, trazendo rodas de conversa e materiais explicativos.

Ativo

Processo Seletivo

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