Tecnologias que utilizamos nos projetos de desenvolvimento

Projetos de Desenvolvimento de Software

Ambiente Virtual para Interação com a Arca do Cerrado

A atividade de extensão Arca do Cerrado visa integrar a comunidade ao ambiente natural onde se insere a Ufscar e a cidade de São Carlos, em particular ao Domínio Cerrado, de forma que esse espaço possa ser apreendido e entendido, reconhecido e valorizado, usufruído de forma sustentável, conservado, preservado e compartilhado. Para tanto, em uma das vertentes da atividade de extensão, desenvolvem-se atividades que culminam na de jardinagem de área do câmpus São Carlos onde são reproduzidos indivíduos de espécies do Domínio Cerrado presentes na área de reserva mantida pela instituição.

Tecnologias utilizadas:

Ativo

Sistema de Acompanhamento Acadêmico

Em parceria com a Coordenação de curso do BCC, pretende-se desenvolver um sistema que auxilie a coordenação no acompanhamento do curso - visualizar quais disciplinas os alunos de determinado ano precisam cursar, quais disciplinas tem maior demanda, entre outras funções de apoio à coordenação.

Tecnologias utilizadas:

Em planejamento

Site BCC

O site atual do BCC, entregue em 2016 pelo PET, é feito em Wordpress e há muito tempo não é atualizado. Considerando que novas tecnologias surgiram, mais rápidas e completas, propõe-se refazer o site com o mesmo fluxo e visual, porém com um backend mais moderno e de melhor manutenção.

Tecnologias utilizadas: Nuxt.js; Strapi;

Finalizado

Site CENAPET

Em parceria com a subcomissão DivulgaPET, está sendo desenvolvida uma nova plataforma para a Comissão Executiva Nacional e para a subcomissão de divulgação. O objetivo é criar um site mais atrativo, com tecnologias novas e de fácil manutenção, e que reúna informações importantes sobre o Programa e todos os grupos que o compõem.

Tecnologias utilizadas: Nuxt.js; Strapi;

Finalizado

Site do DC/BCC

Os sites do Departamento de Computação e do curso de Bacharelado em Ciência da Computação foram reformulados pelo PET-BCC em 2019, a pedido do próprio Departamento. As novas versões contam com melhor interface humano-computador, novos designs e funções, além de contar com páginas de atuais docentes, histórico de estudantes que passaram pelo Departamento, Projetos Integradores Extensionistas, entre outras.

Tecnologias utilizadas: Strapi; React;

Finalizado

Tutorial de Linguagem C

Projeto que tem por finalidade desenvolver um tutorial em forma de um jogo ao estilo dos games retrô, que tem por finalidade ensinar o básico da linguagem C.

Tecnologias utilizadas: C;

Ativo

Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão

Acompanhamento

Todo semestre, o PET-BCC organiza aulas que visam acompanhar os ingressantes do Departamento nas matérias iniciais do curso, fornecendo apoio a estudantes e professores. As atividades envolvem revisão de conteúdo, dúvidas e diferentes metodologias de ensino, visando o melhor aproveitamento das disciplinas.

Ativo

Aplicativo Sororidade

O aplicativo Sororidade visa a possibilitar mulheres a exporem situações de violência, trocarem experiências, receberem apoio e interagirem em salas de bate-papo específicas. O aplicativo “Sororidade” teria a função de auxiliar o processo de comunicação entre mulheres, destacando-se como uma ferramenta em que elas pudessem debater sobre seus problemas e apoiarem umas às outras.

Em desenvolvimento

Aprendizado de Máquina para Detecção de Anomalias de Código

Este projeto visa desenvolver um apoio computacional para extrair informações do software a partir do histórico de versões. O objetivo final é usar essas informações como atributos previsores na identificação de anomalias arquiteturais.

Ativo

Aulas Virtuais de Informática

A ideia do curso é ensinar recursos avançados de Word e Excel para jovens que têm interesse em se preparar melhor para o mercado de trabalho, com foco para estudantes do ensino fundamental II.

Ativo

Aulas Virtuais de Programação

A ideia é oferecer um curso de aulas de programação (incluindo lógica de programação) para alunos de ensino fundamental I ou II (ou ambos) de escolas públicas.

Ativo

Aulas de Robótica

Utilizando kits Lego NXT fornecidos em parceria com a escola Yadaa de São Carlos, o PET-BCC ministra aulas de introdução aos conceitos de robótica para crianças de escola pública. As aulas visam estimular o raciocínio algorítmico, além de instigar nas crianças a curiosidade sobre a área de tecnologia.

Suspenso

Beecrowd

O projeto visa resolver todos os exercícios do Beecrowd, contando com uma explicação detalhada e minusciosa sobre a lógica de resolução de cada exercício e particularidades do código. Os exercícios estão disponíveis no GitHub.

Ativo

CONPET

Evento nacional dos PETs da área de Computação. O evento é dividido em subcomissões nas quais os mebros do PETBCC UFSCar fazem parte: Programação: Nathan Comunicação: Amanda e Lorenzo TI: Isabela e Yuri Comissão Científica: Ninguém

Ativo

Comissão de Pesquisa

Comissão para discutir e planejar projetos e atividades relacionadas a pesquisa no PET-BCC.

Ativo

Engenharia de Software Quântico

Desenvolvimento de softwares da computação clássica em computação quântica para testes e comparações de benchmark, afim de atestar com valores os ganhos significativos de performance e de tempo.

Ativo

FAQ Graduação

Pesquisar, entre um número grande e diverso de estudantes da UFSCar, quais as dúvidas mais frequentes durante a graduação. Em seguida, todas as respostas serão disponibilizadas no site do PET.

Suspenso

FoodTrack BC

O projeto, em parceria com o professor Dr. Fredy J. Valente, visa implementar um sistema de rastreabilidade de processos em economia circular. Utiliza a tecnologia de blockchain para identificar e rastrear cada etapa de um produto, desde sua fabricação, transporte, vendas, etc.

Em desenvolvimento

Guia de Programação Competitiva

Com a atual demanda por profissionais capacitados em resolução de problemas complexos em prazos cada vez mais curtos, surge a necessidade de preparação de profissionais aptos para a realização desta tarefa. Assim, a programação competitiva tem por objetivo capacitar os alunos a treinar sua lógica de programação e resolução de problemas, com o intuito de torná-los profissionais mais qualificados e preparados para os desafios da computação atualmente. Porém os conteúdos sobre este tema atualmente encontram-se difusos na internet e aparentemente distantes do nosso cotidiano da graduação, por isso o Guia de Programação Competitiva surge para facilitar o acesso a este conhecimento.. Em que será realizado um passo a passo para o futuro estudante interessado em se desenvolver melhor como programador através da programação competitiva, se aprofundando no assunto e possuindo uma orientação de estudos feita por alunos para alunos.

Ativo

Iuten

Criar um jogo de tabuleiro estratégico.

Ativo

Manual de Referência C/C++

Existem sites e PDFs sobre a linguagem C e C++ em português, mas a maioria data 2014 para trás. A proposta é criar um novo conjunto de referências básicas, abrangendo diversas estruturas da linguagem, de forma a contribuir para a melhoria do conhecimento geral sobre a linguagem.

Em desenvolvimento

Mapeamento Sistemático sobre Software Quântico

O objetivo é desenvolver um mapeamento sistemático da literatura sobre software quântico. Mapeamento sistemático é um levantamento bibliográfico que busca em bibliotecas digitais conhecidas (IEEE, ACM, etc) para entender o “estado da arte” de um tema. Assim, o objetivo deste projeto é entender o avanço das pesquisas no tema proposto.

Finalizado

Mentoria para calouros

A mentoria é uma forma em que um indivíduo com mais experiência, o mentor, possa ajudar e guiar outra pessoa com menos experiência, o mentorado, a desenvolver a habilidade de gerir a sua própria aprendizagem, conhecimentos, objetivos e melhorar desempenho, por meio de conversas, conselhos e compartilhamento de experiências. Desse modo, o objetivo deste projeto é por meio da mentoria, auxiliar e orientar os novos alunos do curso de ciência da computação, compartilhando conhecimentos para que ambos trabalhem de forma colaborativa, desenvolvam habilidades, conhecimentos, de forma que o mentorado consiga tomar melhores decisões no âmbito acadêmico.

Em planejamento

Mini tutoriais

Os mini tutoriais são rápidas aulas de assuntos diversos da computação em horários de almoço. O objetivo do projeto é utilizar esses horários para estimular a troca descontraída de conhecimento, além de sanar dúvidas gerais de estudantes de computação.

Ativo

Minicursos

O PET-BCC organiza minicursos tanto para a comunidade acadêmica quanto a externa, convidando especialistas de diferentes áreas. Por se tratar de um projeto com ministrantes externos, a atividade está sujeita à disponibilidade dos mesmos.

Ativo

ONG Nave Sal da Terra

Durante os finais de semana, membros do PET-BCC organizam-se para ministrar aulas de informática básica para a comunidade da ONG Nave Sal da Terra. As aulas são diversas e envolvem tecnologias como Scratch e exercícios que estimulam a lógica de programação.

Suspenso

PET Mobile

O projeto busca desenvolver um aplicativo mobile que reúna diversas ferramentas organizacionais para grupos PET.

Em desenvolvimento

Repositório de Materiais de Estudo

Visando melhorar o acesso de estudantes a materiais de estudo, o projeto reúne diversas listas de exercícios, PDFs e outros conteúdos que podem apoiar o processo de aprendizagem.

Em desenvolvimento

Vídeos de Divulgação de Cientistas da Computação

Produzir vídeos sobre cientista da computação que foram importantes na área.

Ativo

Outras atividades

EADis

Em parceria com a Chefia do Departamento de Computação, membros do PET-BCC auxiliam no processo de orientação dos alunos em relação ao ensino remoto, trazendo rodas de conversa e materiais explicativos.

Ativo

Processo Seletivo

Interessado em fazer parte da equipe? Saiba mais sobre o processo seletivo !