Tecnologias que utilizamos nos projetos de desenvolvimento

Projetos de Desenvolvimento de Software

Ambiente Virtual para Interação com a Arca do Cerrado

A atividade de extensão Arca do Cerrado visa integrar a comunidade ao ambiente natural onde se insere a Ufscar e a cidade de São Carlos, em particular ao Domínio Cerrado, de forma que esse espaço possa ser apreendido e entendido, reconhecido e valorizado, usufruído de forma sustentável, conservado, preservado e compartilhado. Para tanto, em uma das vertentes da atividade de extensão, desenvolvem-se atividades que culminam na de jardinagem de área do câmpus São Carlos onde são reproduzidos indivíduos de espécies do Domínio Cerrado presentes na área de reserva mantida pela instituição.

Tecnologias utilizadas: Strapi; React; GitHub;

Finalizado

Mapa PET Saúde

Desenvolvimento de site com mapa interativo de pontos que oferecem atendimento psicológico e apoio à saúde mental para o adolescente em São Carlos.

Tecnologias utilizadas: GitHub; Flutter; Django;

Em planejamento

Site BCC

O site atual do BCC, entregue em 2016 pelo PET, é feito em Wordpress e há muito tempo não é atualizado. Considerando que novas tecnologias surgiram, mais rápidas e completas, propõe-se refazer o site com o mesmo fluxo e visual, porém com um backend mais moderno e de melhor manutenção.

Tecnologias utilizadas: Nuxt.js; Strapi;

Finalizado

Site CENAPET

Em parceria com a subcomissão DivulgaPET, está sendo desenvolvida uma nova plataforma para a Comissão Executiva Nacional e para a subcomissão de divulgação. O objetivo é criar um site mais atrativo, com tecnologias novas e de fácil manutenção, e que reúna informações importantes sobre o Programa e todos os grupos que o compõem.

Tecnologias utilizadas: Nuxt.js; Strapi;

Finalizado

Site do DC/BCC

Os sites do Departamento de Computação e do curso de Bacharelado em Ciência da Computação foram reformulados pelo PET-BCC em 2019, a pedido do próprio Departamento. As novas versões contam com melhor interface humano-computador, novos designs e funções, além de contar com páginas de atuais docentes, histórico de estudantes que passaram pelo Departamento, Projetos Integradores Extensionistas, entre outras.

Tecnologias utilizadas: Strapi; React;

Finalizado

Tô na UFSCar

Projeto que consiste em uma ideia de um ex aluno, o qual desenvolveu um site que verifica se um estudante entraria na UFSCar com sua nota no ENEM baseado nas notas de corte dos anos anteriores. O projeto consiste em reestruturar o site em REACT e mantê-lo atualizado todo ano.

Tecnologias utilizadas: React;

Em desenvolvimento

UFSCar Planner

Nesta atividade pretende-se realizar a manutenção e adicionar melhorias ao aplicativo UFSCar Planner, recriado pelo PET BCC nos anos anteriores. Pretende-se utilizar a tecnologia React Native com Expo para desenvolver um aplicativo genérico o suficiente para exportar para as plataformas Android e iOS. Manter funcionalidades de controle de presença nas disciplinas, cálculo de média até o momento, integração com calendário, notificações para datas importantes (como provas e entregas de trabalho), notificações para cardápio do RU, entre outras. Além disso, será prestado suporte ao usuário através do e-mail e das redes sociais do aplicativo.

Tecnologias utilizadas: React;

Ativo

Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão

Acompanhamento de Disciplinas

Todo semestre, o PET-BCC organiza aulas que visam acompanhar os ingressantes do Departamento nas matérias iniciais do curso, fornecendo apoio a estudantes e professores. As atividades envolvem revisão de conteúdo, dúvidas e diferentes metodologias de ensino, visando o melhor aproveitamento das disciplinas.

Ativo

Animações

O projeto, em parceria com o PET Matemática da UFSCar, pretende criar animações que facilitem a didática em vídeo sobre assuntos de matemática. Pode-se tomar como exemplo o canal do YouTube 3blue1brown, que utiliza e mantém uma biblioteca em Python para suas animações ilustrativas.

Suspenso

Aulas de Programação

O projeto consiste em ensinar a construção de algoritmos e programação aos alunos da rede pública de ensino, a partir do 6° ano do ensino fundamental II até alunos do ensino médio, em que será apresentado o conceito de algoritmos e uma linguagem de programação.

Ativo

Beecrowd

O projeto visa resolver todos os exercícios do Beecrowd, contando com uma explicação detalhada e minusciosa sobre a lógica de resolução de cada exercício e particularidades do código. Os exercícios estão disponíveis no GitHub.

Ativo

CONPET

Evento nacional dos PETs da área de Computação. O evento é dividido em subcomissões nas quais os mebros do PETBCC UFSCar fazem parte: Programação: Nathan Comunicação: Amanda e Lorenzo TI: Isabela e Yuri Comissão Científica: Ninguém

Finalizado

Comissão de Pesquisa

Comissão para discutir e planejar projetos e atividades relacionadas a pesquisa no PET-BCC.

Ativo

EADis

Em parceria com a Chefia do Departamento de Computação, membros do PET-BCC auxiliam no processo de orientação dos alunos em relação ao ensino remoto, trazendo rodas de conversa e materiais explicativos.

Finalizado

Engenharia de Software Quântico

O projeto tem como objetivo o estudo aprofundado da área de Engenharia de Software Quântico. Tal estudo busca ser aplicado de maneira prática no desenvolvimento de uma Revisão Sistemática que busca identificar quais os campos expoentes na Engenharia de Software Quântico.

Ativo

Eventos

Membros do PET-BCC pretendem participar da organização de eventos como a Universidade Aberta, Feira de Oportunidades, CONPET Computação (Congresso Nacional dos grupos PET de Computação), entre outros. Além disso, essa atividade visa promover a participação de membros do PET BCC em congressos, workshops e conferências relacionadas a computação e outras atividades relacionadas ao planejamento.

Ativo

FoodTrack BC

O projeto, em parceria com o professor Dr. Fredy J. Valente, visa implementar um sistema de rastreabilidade de processos em economia circular. Utiliza a tecnologia de blockchain para identificar e rastrear cada etapa de um produto, desde sua fabricação, transporte, vendas, etc.

Finalizado

Guia de Programação Competitiva

Com a atual demanda por profissionais capacitados em resolução de problemas complexos em prazos cada vez mais curtos, surge a necessidade de preparação de profissionais aptos para a realização desta tarefa. Assim, a programação competitiva tem por objetivo capacitar os alunos a treinar sua lógica de programação e resolução de problemas, com o intuito de torná-los profissionais mais qualificados e preparados para os desafios da computação atualmente. Porém os conteúdos sobre este tema atualmente encontram-se difusos na internet e aparentemente distantes do nosso cotidiano da graduação, por isso o Guia de Programação Competitiva surge para facilitar o acesso a este conhecimento.. Em que será realizado um passo a passo para o futuro estudante interessado em se desenvolver melhor como programador através da programação competitiva, se aprofundando no assunto e possuindo uma orientação de estudos feita por alunos para alunos.

Suspenso

Idopt

O iDopt é um aplicativo já em desenvolvimento que visa facilitar a adoção de animais domésticos, inicialmente na cidade de São Carlos. Visando ajudar no combate ao abandono animal, propõe-se o desenvolvimento de uma plataforma que permita a seus usuários colaborar com os voluntários que resgatam animais das ruas, seja financeiramente ou pelo próprio ato de adoção.

Em desenvolvimento

Iuten

Criar um jogo de tabuleiro estratégico.

Suspenso

Manual de Referência C/C++

Existem sites e PDFs sobre a linguagem C e C++ em português, mas a maioria data 2014 para trás. A proposta é criar um novo conjunto de referências básicas, abrangendo diversas estruturas da linguagem, de forma a contribuir para a melhoria do conhecimento geral sobre a linguagem.

Em desenvolvimento

Mapeamento Sistemático sobre Software Quântico

O objetivo é desenvolver um mapeamento sistemático da literatura sobre software quântico. Mapeamento sistemático é um levantamento bibliográfico que busca em bibliotecas digitais conhecidas (IEEE, ACM, etc) para entender o “estado da arte” de um tema. Assim, o objetivo deste projeto é entender o avanço das pesquisas no tema proposto.

Ativo

Mentoria para calouros

A mentoria é uma forma em que um indivíduo com mais experiência, o mentor, possa ajudar e guiar outra pessoa com menos experiência, o mentorado, a desenvolver a habilidade de gerir a sua própria aprendizagem, conhecimentos, objetivos e melhorar desempenho, por meio de conversas, conselhos e compartilhamento de experiências. Desse modo, o objetivo deste projeto é por meio da mentoria, auxiliar e orientar os novos alunos do curso de ciência da computação, compartilhando conhecimentos para que ambos trabalhem de forma colaborativa, desenvolvam habilidades, conhecimentos, de forma que o mentorado consiga tomar melhores decisões no âmbito acadêmico.

Em planejamento

Mini tutoriais

Os mini tutoriais são rápidas aulas de assuntos diversos da computação em horários de almoço. O objetivo do projeto é utilizar esses horários para estimular a troca descontraída de conhecimento, além de sanar dúvidas gerais de estudantes de computação.

Ativo

Minicursos

O PET-BCC organiza minicursos tanto para a comunidade acadêmica quanto a externa, convidando especialistas de diferentes áreas. Por se tratar de um projeto com ministrantes externos, a atividade está sujeita à disponibilidade dos mesmos.

Ativo

Minutos DCiência

O projeto tem como objetivo divulgar ciência no geral no DC. O minutos DCiência almeja divulgar oportunidades de IC, projetos de extensão, laboratórios de professores, grupos de estudo e qualquer outra atividade que se relacione com ciência, pesquisa, ensino e extensão.

Finalizado

ONG Nave Sal da Terra

Durante os finais de semana, membros do PET-BCC organizam-se para ministrar aulas de informática básica para a comunidade da ONG Nave Sal da Terra. As aulas são diversas e envolvem tecnologias como Scratch e exercícios que estimulam a lógica de programação.

Suspenso

Orientação em Computação

Como forma de apresentar as diferentes áreas de atuação profissional que um graduado em Ciência da Computação pode seguir, iremos promover o contato entre ex-alunos e demais profissionais na área da computação, já no mercado de trabalho com alunos atuais da graduação, para informá-los e inspirá-los. Além disso, para petianos, organizaremos visitas a empresas de tecnologia como parte dessa atividade. Essas visitas são essenciais para proporcionar aos petianos uma visão prática das diversas oportunidades de carreira disponíveis no campo da Ciência da Computação. Isso ajudará os alunos a visualizar seu futuro profissional e a compreender a aplicação de seus conhecimentos em situações do mundo real.

Ativo

PET Colab

Um repositório colaborativo dedicado aos alunos e feito por alunos. Nosso objetivo é criar uma comunidade que compartilhe conhecimento, materiais de estudo, avaliações antigas (com autorização dos professores), listas de exercícios, reivsões e outros recursos valiosos para enriquecer a experiência acadêmica de todos.

Ativo

PET Mobile

O projeto busca desenvolver um aplicativo mobile que reúna diversas ferramentas organizacionais para grupos PET.

Suspenso

PeTalks

O Clube de Inglês proporciona um espaço confortável e enriquecedor para os membros do PET trabalharem a pronúncia da língua inglesa, além de proporcionar uma maior interação entre os participantes a partir das rodas de conversa presenciais

Ativo

Processo Seletivo - 2024

Responda o formulário do Processo seletivo: https://forms.gle/VoHJh7aJPb31eyzh7

Ativo

Recepção de Calouros

Recepção dos alunos novos e apresentação do curso, campus, etc...

Ativo

Vídeos da Computação

Produzir vídeos sobre computação. Desde pessoas, tecnologias, dicas e afins

Finalizado

Outras atividades

Clube de Estudos

O clube de estudos organiza grupos voltados para diversos temas relacionados à computação e outros conhecimentos relevantes no meio acadêmico. Esses grupos são destinados a alunos do PET BCC, do Departamento de Computação e de outros cursos que possam se beneficiar desta iniciativa.

Ativo

Igualipet

projeto do petbcc, que visa aumentar a diversidade dentro do processo selectivo com isso deixar o PetBCC mais diversivicado.

Ativo

Processo Seletivo

Interessado em fazer parte da equipe? Saiba mais sobre o processo seletivo !