Projetos de Desenvolvimento de Software
Ambiente Virtual para Interação com a Arca do Cerrado
A atividade de extensão Arca do Cerrado visa integrar a comunidade ao ambiente natural onde se insere a Ufscar e a cidade de São Carlos, em particular ao Domínio Cerrado, de forma que esse espaço possa ser apreendido e entendido, reconhecido e valorizado, usufruído de forma sustentável, conservado, preservado e compartilhado. Para tanto, em uma das vertentes da atividade de extensão, desenvolvem-se atividades que culminam na de jardinagem de área do câmpus São Carlos onde são reproduzidos indivíduos de espécies do Domínio Cerrado presentes na área de reserva mantida pela instituição.
Tecnologias utilizadas: Strapi; React; GitHub;
Cartilha PET saúde
Projeto em colaboração com o PET saúde para criar um site com informações sobre as unidades de atendimento do bairro Cidade Aracy, em São Carlos.
Tecnologias utilizadas: HTML; CSS;
Debatr
Visando criar uma lista compreensiva e confiável de pessoas que cursaram Ciências da Computação na UFSCar de São Carlos, bem como manter a comunidade acadêmica prévia, atual e futura engajadas e unidas nas causas que lhe forem pertinentes, propõe-se o desenvolvimento de uma plataforma do tipo fórum, com recursos de validação de identidade, troca de mensagens e ambiente expositivo de ideias. Além disso, o projeto possibilitará maior facilidade de contato entre os membros do curso (atuais e egressos).
Tecnologias utilizadas: Docker; React; GitHub; Flutter; Django;
Site BCC
O site atual do BCC, entregue em 2016 pelo PET, é feito em Wordpress e há muito tempo não é atualizado. Considerando que novas tecnologias surgiram, mais rápidas e completas, propõe-se refazer o site com o mesmo fluxo e visual, porém com um backend mais moderno e de melhor manutenção.
Tecnologias utilizadas: Nuxt.js; Strapi;
Site CENAPET
Em parceria com a subcomissão DivulgaPET, está sendo desenvolvida uma nova plataforma para a Comissão Executiva Nacional e para a subcomissão de divulgação. O objetivo é criar um site mais atrativo, com tecnologias novas e de fácil manutenção, e que reúna informações importantes sobre o Programa e todos os grupos que o compõem.
Tecnologias utilizadas: Nuxt.js; Strapi;
Site PET Saúde
Em conjunto com o PET Saúde, pretende-se desenvolver um sistema que auxilie profissionais de saúde e pacientes no cuidado com a saúde mental dos adolescentes.
Tecnologias utilizadas:
Site do DC/BCC
Os sites do Departamento de Computação e do curso de Bacharelado em Ciência da Computação foram reformulados pelo PET-BCC em 2019, a pedido do próprio Departamento. As novas versões contam com melhor interface humano-computador, novos designs e funções, além de contar com páginas de atuais docentes, histórico de estudantes que passaram pelo Departamento, Projetos Integradores Extensionistas, entre outras.
Tecnologias utilizadas: Strapi; React;
Tô na UFSCar
Projeto que consiste em uma ideia de um ex aluno, o qual desenvolveu um site que verifica se um estudante entraria na UFSCar com sua nota no ENEM baseado nas notas de corte dos anos anteriores. O projeto consiste em reestruturar o site em REACT e mantê-lo atualizado todo ano.
Tecnologias utilizadas: React;
UFSCar Planner
Considerando a impossibilidade de manutenção do aplicativo antigamente utilizado, o PET-BCC planeja desenvolver uma versão completamente nova do UFSCar Planner. Com isso, pretende-se que o app possua novas funções, como cálculo de média e controle de presença/atividades, além de ser disponível para Android e iOS.
Tecnologias utilizadas: React;
Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão
Acompanhamento
Todo semestre, o PET-BCC organiza aulas que visam acompanhar os ingressantes do Departamento nas matérias iniciais do curso, fornecendo apoio a estudantes e professores. As atividades envolvem revisão de conteúdo, dúvidas e diferentes metodologias de ensino, visando o melhor aproveitamento das disciplinas.
Administrativo
Projeto de administração do PET no geral, como e-mail, redes sociais, site do grupo, etc...
Aplicativo Sororidade
O aplicativo Sororidade visa a possibilitar mulheres a exporem situações de violência, trocarem experiências, receberem apoio e interagirem em salas de bate-papo específicas. O aplicativo “Sororidade” teria a função de auxiliar o processo de comunicação entre mulheres, destacando-se como uma ferramenta em que elas pudessem debater sobre seus problemas e apoiarem umas às outras.
Aprendizado de Máquina para Detecção de Anomalias de Código
Este projeto visa desenvolver um apoio computacional para extrair informações do software a partir do histórico de versões. O objetivo final é usar essas informações como atributos previsores na identificação de anomalias arquiteturais.
Aulas Virtuais de Informática
A ideia do curso é ensinar recursos avançados de Word e Excel para jovens que têm interesse em se preparar melhor para o mercado de trabalho, com foco para estudantes do ensino fundamental II.
Aulas Virtuais de Programação
A ideia é oferecer um curso de aulas de programação (incluindo lógica de programação) para alunos de ensino fundamental I ou II (ou ambos) de escolas públicas.
Beecrowd
O projeto visa resolver todos os exercícios do Beecrowd, contando com uma explicação detalhada e minusciosa sobre a lógica de resolução de cada exercício e particularidades do código. Os exercícios estão disponíveis no GitHub.
CONPET
Evento nacional dos PETs da área de Computação. O evento é dividido em subcomissões nas quais os mebros do PETBCC UFSCar fazem parte: Programação: Nathan Comunicação: Amanda e Lorenzo TI: Isabela e Yuri Comissão Científica: Ninguém
Comissão de Pesquisa
Comissão para discutir e planejar projetos e atividades relacionadas a pesquisa no PET-BCC.
EADis
Em parceria com a Chefia do Departamento de Computação, membros do PET-BCC auxiliam no processo de orientação dos alunos em relação ao ensino remoto, trazendo rodas de conversa e materiais explicativos.
Engenharia de Software Quântico
Desenvolvimento de softwares da computação clássica em computação quântica para testes e comparações de benchmark, afim de atestar com valores os ganhos significativos de performance e de tempo.
FoodTrack BC
O projeto, em parceria com o professor Dr. Fredy J. Valente, visa implementar um sistema de rastreabilidade de processos em economia circular. Utiliza a tecnologia de blockchain para identificar e rastrear cada etapa de um produto, desde sua fabricação, transporte, vendas, etc.
Guia de Programação Competitiva
Com a atual demanda por profissionais capacitados em resolução de problemas complexos em prazos cada vez mais curtos, surge a necessidade de preparação de profissionais aptos para a realização desta tarefa. Assim, a programação competitiva tem por objetivo capacitar os alunos a treinar sua lógica de programação e resolução de problemas, com o intuito de torná-los profissionais mais qualificados e preparados para os desafios da computação atualmente. Porém os conteúdos sobre este tema atualmente encontram-se difusos na internet e aparentemente distantes do nosso cotidiano da graduação, por isso o Guia de Programação Competitiva surge para facilitar o acesso a este conhecimento.. Em que será realizado um passo a passo para o futuro estudante interessado em se desenvolver melhor como programador através da programação competitiva, se aprofundando no assunto e possuindo uma orientação de estudos feita por alunos para alunos.
Idopt
Visando ajudar no combate ao abandono animal, propõe-se o desenvolvimento de uma plataforma que permita a seus usuários colaborar com os voluntários que resgatam animais das ruas, seja financeiramente ou pelo próprio ato de adoção.
Iuten
Criar um jogo de tabuleiro estratégico.
Manual de Referência C/C++
Existem sites e PDFs sobre a linguagem C e C++ em português, mas a maioria data 2014 para trás. A proposta é criar um novo conjunto de referências básicas, abrangendo diversas estruturas da linguagem, de forma a contribuir para a melhoria do conhecimento geral sobre a linguagem.
Mapeamento Sistemático sobre Software Quântico
O objetivo é desenvolver um mapeamento sistemático da literatura sobre software quântico. Mapeamento sistemático é um levantamento bibliográfico que busca em bibliotecas digitais conhecidas (IEEE, ACM, etc) para entender o “estado da arte” de um tema. Assim, o objetivo deste projeto é entender o avanço das pesquisas no tema proposto.
Mentoria para calouros
A mentoria é uma forma em que um indivíduo com mais experiência, o mentor, possa ajudar e guiar outra pessoa com menos experiência, o mentorado, a desenvolver a habilidade de gerir a sua própria aprendizagem, conhecimentos, objetivos e melhorar desempenho, por meio de conversas, conselhos e compartilhamento de experiências. Desse modo, o objetivo deste projeto é por meio da mentoria, auxiliar e orientar os novos alunos do curso de ciência da computação, compartilhando conhecimentos para que ambos trabalhem de forma colaborativa, desenvolvam habilidades, conhecimentos, de forma que o mentorado consiga tomar melhores decisões no âmbito acadêmico.
Mini tutoriais
Os mini tutoriais são rápidas aulas de assuntos diversos da computação em horários de almoço. O objetivo do projeto é utilizar esses horários para estimular a troca descontraída de conhecimento, além de sanar dúvidas gerais de estudantes de computação.
Minicursos
O PET-BCC organiza minicursos tanto para a comunidade acadêmica quanto a externa, convidando especialistas de diferentes áreas. Por se tratar de um projeto com ministrantes externos, a atividade está sujeita à disponibilidade dos mesmos.
Minutos DCiência
O projeto tem como objetivo divulgar ciência no geral no DC. O minutos DCiência almeja divulgar oportunidades de IC, projetos de extensão, laboratórios de professores, grupos de estudo e qualquer outra atividade que se relacione com ciência, pesquisa, ensino e extensão.
ONG Nave Sal da Terra
Durante os finais de semana, membros do PET-BCC organizam-se para ministrar aulas de informática básica para a comunidade da ONG Nave Sal da Terra. As aulas são diversas e envolvem tecnologias como Scratch e exercícios que estimulam a lógica de programação.
Orientação em Computação
Orientação em Computação é um projeto do PET BCC, que tem como objetivo de exemplificar e aproximar os estudantes de computação ao cotidiano do mercado de trabalho e as oportunidades oferecidas na área.
PET Colab
Um repositório colaborativo dedicado aos alunos e feito por alunos. Nosso objetivo é criar uma comunidade que compartilhe conhecimento, materiais de estudo, avaliações antigas (com autorização dos professores), listas de exercícios, reivsões e outros recursos valiosos para enriquecer a experiência acadêmica de todos.
PET Mobile
O projeto busca desenvolver um aplicativo mobile que reúna diversas ferramentas organizacionais para grupos PET.
Processo Seletivo - 2024
Responda o formulário do Processo seletivo: https://forms.gle/VoHJh7aJPb31eyzh7
Vídeos da Computação
Produzir vídeos sobre computação. Desde pessoas, tecnologias, dicas e afins
Outras atividades
Igualipet
projeto do petbcc, que visa aumentar a diversidade dentro do processo selectivo com isso deixar o PetBCC mais diversivicado.