Descrição:

A maioria das funções deste arquivo de cabeçalhos serve para classificar caracteres ASCII, ou seja, para dizer se um dado byte representa uma letra, ou um dígito, ou um branco etc. em código ASCII. Mesmo que o argumento de cada função não seja um char mas sim um inteiro positivo, o caractere que é passado para a função, internamente, é convertido em seu valor ASCII para a verificação.

Funções:

int isalnum (int c)

RETORNA: Um valor diferente de zero caso o caractere seja alfanumérico ou 0 caso contrário.
RECEBE: um argumento inteiro, cujo valor seja um caractere (ou seja, possa ser representado como um unsigned char) ou o valor EOF.

int isalpha(int c)

RETORNA: 1 caso seja uma letra do alfabeto maiúscula, 2 caso seja minúscula, 0 caso não esteja no alfabeto.
RECEBE: um único argumento (caractere) que será convertido para inteiro. Mesmo que isalpha() receba um inteiro como argumento, o caractere é passado para a função. Internamente, o caractere é convertido em seu valor ASCII para a verificação.

int iscntrl(int c)

RETORNA: um valor diferente de zero caso seja um caractere de controle (códigos de 0 a 31 na tabela ASCII) ou 0 caso contrário.
RECEBE: um único argumento (caractere) que será convertido para inteiro. Mesmo que iscntrl() receba um inteiro como argumento, o caractere é passado para a função. Internamente, o caractere é convertido em seu valor ASCII para a verificação.

int isdigit(int c)

RETORNA: um valor diferente de zero quando o caractere recebido é um dígito de 0 a 9 ou 0 caso contrário.
RECEBE: um único argumento (caractere) que será convertido para inteiro. Mesmo que isdigit() receba um inteiro como argumento, o caractere é passado para a função. Internamente, o caractere é convertido em seu valor ASCII para a verificação.

int isgraph(int c)

RETORNA: um valor diferente de zero caso seja um caractere que possa ser imprimido (exceto o espaço) ou 0 caso contrário.
RECEBE: um único argumento (caractere) que será convertido para inteiro. Mesmo que isgraph() receba um inteiro como argumento, o caractere é passado para a função. Internamente, o caractere é convertido em seu valor ASCII para a verificação.

int islower(int c)

RETORNA: um valor diferente de zero caso o caractere seja uma letra minúscula ou zero caso contrário.
RECEBE: um único argumento (caractere) que será convertido para inteiro. Mesmo que islower () receba um inteiro como argumento, o caractere é passado para a função. Internamente, o caractere é convertido em seu valor ASCII para a verificação.

int isprint(int c)

RETORNA: um valor diferente de zero caso seja um caractere imprimível (incluindo o espaço) ou zero caso contrário.
RECEBE: um único argumento (caractere) que será convertido para inteiro. Mesmo que isprint() receba um inteiro como argumento, o caractere é passado para a função. Internamente, o caractere é convertido em seu valor ASCII para a verificação.

int ispunct(int c)

RETORNA: um valor diferente de zero caso seja um sinal de pontuação (qualquer caractere imprimível que não seja espaço ou alfanumérico) ou 0 caso contrário.
RECEBE: um único argumento (caractere) que será convertido para inteiro. Mesmo que ispunct() receba um inteiro como argumento, o caractere é passado para a função. Internamente, o caractere é convertido em seu valor ASCII para a verificação.

int isspace(int c)

RETORNA: um valor diferente de zero caso seja um espaço ou um caractere de mudança de linha (‘\n’), de retorno de carro (‘\r’), de mudança de página (‘\f’), ou de tabulações horizontal (‘\t’) ou vertical (‘\v’) ou 0 caso contrário.
RECEBE: um único argumento (caractere) que será convertido para inteiro. Mesmo que isspace() receba um inteiro como argumento, o caractere é passado para a função. Internamente, o caractere é convertido em seu valor ASCII para a verificação.

int isupper(int c)

RETORNA: um valor diferente de um caso seja uma letra maiúscula (A a Z) ou 0 caso contrário.
RECEBE: um único argumento (caractere) que será convertido para inteiro. Mesmo que isupper() receba um inteiro como argumento, o caractere é passado para a função. Internamente, o caractere é convertido em seu valor ASCII para a verificação.

int isxdigit(int c)

RETORNA: um valor diferente de zero caso o caractere seja um dígito de um número hexadecimal ou 0 caso contrário.
RECEBE: um único argumento (caractere) que será convertido para inteiro. Mesmo que isxdigit() receba um inteiro como argumento, o caractere é passado para a função. Internamente, o caractere é convertido em seu valor ASCII para a verificação.

int tolower(int c)

RETORNA: caso o argumento da função seja uma letra maiúscula, retorna sua versão em letra minúscula; caso contrário o próprio argumento é retornado sem modificações.
RECEBE: um único argumento (caractere) que será convertido para inteiro. Mesmo que tolower() receba um inteiro como argumento, o caractere é passado para a função. Internamente, o caractere é convertido em seu valor ASCII para a verificação.

int toupper (int c)

RETORNA: caso o argumento da função seja uma letra minúscula, retorna sua versão em maiúscula; caso contrário o próprio argumento é retornado sem modificações.
RECEBE: um único argumento (caractere) que será convertido para inteiro. Mesmo que toupper() receba um inteiro como argumento, o caractere é passado para a função. Internamente, o caractere é convertido em seu valor ASCII para a verificação.